Novidades

Mais de 30% da população tem a intenção de comprar um imóvel

Dado é do Raio-X FipeZAP. Entre os que declararam intenção de adquirir imóveis, 86% disseram que o objetivo é comprar para moradia.

O Raio-X FipeZAP: perfil da demanda de imóveis, divulgado recentemente e com dados do 2º trimestre de 2024, revelou que 35% dos respondentes declararam ter a intenção de adquirir um imóvel nos próximos três meses.

Entre os que declararam intenção de adquirir imóveis, 86% disseram que o objetivo é comprar para moradia – em particular, com finalidade de morar com alguém (72%).

Por outro lado, entre os 14% que buscavam um imóvel para investir, prevaleceu o interesse na obtenção de renda com o aluguel (73%) em comparação à pretensão de revenda futura após valorização no mercado imobiliário (27%).

Além disso, no 2º trimestre de 2024, cerca de 13% dos respondentes da pesquisa relataram ter adquirido ao menos um imóvel ao longo dos últimos 12 meses. Esse patamar foi resultado de três trimestres consecutivos de crescimento, superando no último período a participação média desse grupo no histórico do levantamento, que chegou a 11%.

“Entre os respondentes do 2º trimestre de 2024 que adquiriram imóveis recentemente, a maioria deu preferência à compra de imóveis usados (72%) em detrimento de imóveis novos (28%). A participação dessa preferência na amostra da pesquisa cresceu em relação ao observado nos últimos trimestres, consolidando-se em um patamar superior à preferência histórica por usados (60%)”, informou a pesquisa.

Sobre o Raio-X FipeZAP

O Raio-X FipeZAP é uma pesquisa desenvolvida em conjunto pela Fipe e pelo ZAP desde 2014 para investigar tópicos relacionados ao mercado imobiliário. Desde seu início, o levantamento já contou com a participação de quase 120 mil respondentes de todo o país. 

Compartilhe essa notícia